segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Você sabe qual o banho mais usado em bijuterias?

       Tipo de Banho utilizado em bijuterias e semi jóias
     
        E aí pessoal,tudo bem com vocês?

   Hoje venho falar pra vocês sobre os tipos de banho que são utilizados nas bijus e semi jóias.
   Primeiro de tudo quero que vocês saibam que eu não sou nenhuma Expert no assunto,pelo contrário,eu estou aprendendo,e depois que comecei a trabalhar com bijuterias eu tive que aprender a perguntar : qual o tipo de banho que tem nas peças que compro????


   Você pode pensar que é fácil,mas pode ter certeza que não é nada fácil e muitas vezes nem mesmo quem vende, sabe o que está vendendo.
   Então vamos lá!!!!!
O banho é responsável pelo acabamento nas peças brutas, que são:

  • Banho prata
  • Banho ouro
  • Banho níquel
  • Banho ródio
e outros metais preciosos.
   O banho é o acabamento final para o uso das bijuterias brutas,e protege contra a corrosão e oxidação,deixando a peça mais resistente e evitando problemas para a sua saúde.
   A durabilidade do banho depende muito da qualidade e a quantidade do material que é usado no processo de  galvanoplastia.
   Bijuterias não possuem garantia de oxidação,pois possuem uma baixa camada ou nenhuma de metal nobre e consequentemente aplicação de níquel no processo de folheação.
   Uma jóia banhada recebe apenas um banho de ouro,já na semi jóia que é folheada,recebe vários banhos e são mais resistentes.Não possuem níquel em sua composição e por isso são antialérgicos.


Banho ouro:

  • O banho ouro flash
   Esse banho nada mais é do que o banho mais barato do mercado,ele deixa uma camada até 4 vezes mais fina do que a convencional


  • Folheados
   A categoria folheados tem um banho muito melhor,já que recebem várias camadas de banho.
Nas peças folheadas a ouro podemos classificar o banho nos seguintes intervalos,conforme a quantidade de ouro:

  • 1 a 3 milésimos: É o banho de bijuteria encontrado no mercado,que é um banho de baixa qualidade.
  • 3 a 5 milésimos: Já é considerado semi jóia ,mas ainda tem média durabilidade.
  • 5 a 7 milésimos: Tem boa durabilidade.
  • 7 a 9 milésimos: É um banho com ótima durabilidade.
  • Níquel
   O níquel talvez seja o metal mais utilizado hoje,e pode ser cancerígeno,além de ser fonte de grande grandes índices de alergia.

P.S. Minha sogra,marido e filha tem esse tipo de alergia e eles só podem utilizar folheados de boa qualidade.


  • Ródio
   É outro tipo de banho usado,mas por seu alto valor comercial é usado somente em semi jóias.não causam alergias e é muito resistente sob a maioria das condições do tempo.Também tem grande resistência a oxidação e arranhões.
   É um metal responsável por trazer mais brilho as peças em tons prateados.


  • Cromo e estanho
   Também não causam alergias mas como são considerados material barato eles são descartados.

  • Ouro velho
   É obtido através da oxidação forçada do banho,que pode ser ouro ou latão e são alérgicos.
No caso da latão envelhecido também é cancerígeno.

  • Óxido de titânio
   É encontrado em bijuterias chinesas e é uma camada diferente do ouro,que é muito barata comparada ao ouro,mas muitas vezes é vendida como ouro.

  • Alumínio adonizado
    É nada mais do que um banho invertido onde existe a oxidação forçada do alumínio e como resultado temos vários tipos de cores desde o vermelho até o roxo e o marrom.


Bom esse assunto é muito vasto e por mais que tente explicar sempre vai ficar uma dúvida mas espero que tenha sido de fácil entendimento para todos, se você gostou comente e dê sugestões para postagens do blog, até a próxima.

beijos clau !!!!!

11 comentários:

  1. Oi Claudia, tenho uma dúvida. Quantas vezes uma bijuteria pode ser banhada? Tenho muitas e quero saber se posso banhá-las sempre que necessário. Isso fragiliza a peça com o excesso de banho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine,na verdade o mais certo seria dar um banho um pouco melhor na peça pois é mais duradouro,no caso seria um folheado a ouro ou prata,nos banhos flash a camada é muito fina e desgasta muito rápido,sendo assim teria que refazer o banho em ouro flash,mas no processo de folheação é um mais resistente.Espero ter ajudado Beijos

      Excluir
  2. Onde podemos enviar peças p este banho e reavivar peças que gostamos muito?

    ResponderExcluir
  3. Caso seja oportuno, presto esse tipo de serviço, trabalho com semi jóias e costumo banhar as peças de estimação das minhas clientes, se assim posso dizer..... Facebook Malugi Maluginha

    ResponderExcluir
  4. se eu quiser fazer bijuterias (não usar ouro nem prata), não tenho opção para usar metal não-alérgico, correto?
    Aquelas argolinhas de latão ouro velho, e prata velha, pelo jeito, tb são alérgicos...
    Dá para fazer biju com material antialérgico? Eu nunca encontrei argolinhas que fossem de alumínio ou algo diferente...

    ResponderExcluir
  5. Ofereceram-me um anel supostamente com diamantes quase inviziveis, de ouro branco com a marca JD750. Apanhei uma forte alergia que ando a curar. Este anel será bijuteria ou joia nobre?

    ResponderExcluir
  6. Um banho de ouro de 9 milésimo pode durar quanto tempo?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Elaine.
    Execelente seu artigo.
    Eu me fomei em ourivesaria, e tenho projeto de fazer o prejetos com moldes para pessoas que querem peças personalizadas, você sabe onde dar banho de ouro velho no Rio de janeiro.
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Oi, estou querendo revender bijuterias, Só que eu não sei qual comprar e nem um fornecer de confiança. Gostaria de comprar peças com a durabilidade boa. Poderia me indicar um ?

    ResponderExcluir
  10. Olá boa tarde, Gostaria de saber se o banho 7 folhado é bom duradouro? Obrigada

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao meu blog,espero que se sinta a vontade e volte sempre que quiser.:)