segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Sua Saúde- O Verão e os perigos do câncer de pele

   
Carcinoma basocelular,melanoma e Carcinoma espinocelular câncer de pele


Verão chegou e todo mundo querendo pegar aquele sol e aproveitar para ficar com o corpo bronzeado,mas muita gente não presta atenção nos casos de câncer de pele que tem aumentado muito nos últimos tempos.

   Muitas pessoas esquecem de usar um boné na hora de praticar esportes e fazer seus exercícios ao ar livre,e mesmo nos dias nublados também é necessário usar protetor solar,pois os raios continuam sendo emitidos e podem sim danificar sua pele.

   Entendendo os raios:


Raios uva e uvb horário para tomar sol



  • Raios UVA 
Raios uva e uvb horário para tomar sol

   São responsáveis pelo envelhecimento da pele e passam diretamente pelas núvens,poluição atmosférica e também pelo vidro.


  • Raios UVB
Raios uva e uvb horário para tomar sol
   São responsáveis pelo bronzeamento da pele e causam danos imediatos,e também queimaduras.


       O protetor solar deve ser usado também no outono e inverno,trazendo grande proteção e evitando que a pele receba danos maiores.Devemos ter um cuidado especial com crianças e bebês.



Carcinoma basocelular,melanoma e Carcinoma espinocelular câncer de pele


   OBS: Resolvi não colocar fotos,pois as imagens são muito fortes e podem não agradar algumas pessoas.




Os tipos de câncer:


  Carcinoma basocelular (CBC)


   Surge  nas áreas que ficam mais expostas ao sol,é o mais frequente,e tem baixa letalidade podendo ser curado no caso de ser detectado precocemente.Em alguns casos há outros fatores que podem desencadear além da exposição ao sol.Afeta mais os homens do que mulheres e costumam ser raras em crianças e negros.


   Para saber mais detalhes clique AQUI  ou  AQUI



   Carcinoma espinocelular (CEC)


   Podem se desenvolver em qualquer área do corpo,mas é mais comum em áreas expostas ao sol,a pele nessa região apresenta mudanças como enrugamento,perda da elasticidade e mudança na pigmentação.É mais frequente em homens do que mulheres e a causa principal é a alta exposição ao sol.


   Para saber mais clique AQUI


   Melanoma


   Menos frequente e com alta taxa de mortalidade,tem a aparência de uma pinta comum que vai mudando de cor,formato e tamanho e pode sangrar.As lesões podem surgir em lugares de difícil detecção e pessoas com pele mais claras são mais suscetíveis,mas também pode manifestar-se em pessoas de tons de pele mais escuras.

   Para saber mais clique AQUI


Modo de prevenir:


  •    Evite ficar exposto ao sol em horários de risco como das 10h ás 16h ,pois em dias ensolarados ocorre a maior concentração de raios uvb que são nocivos á pele.
  •    Se for impossível evitar a exposição ao sol nesse horário use guarda-sol , bonés e óculos,além de malhas frescas e protetor solar.
  • Evite o uso de bronzeadores,pois eles intensificam o efeito do sol e é um perigo podendo causar queimaduras graves.
  • Utilize protetor solar com fator mínimo de fps 30,e para pessoas com pele muito clara o recomendado é usar fator a partir do  fps 50.
   Uma forma usada para diagnosticar o câncer de pele é a regra ABCDE   que inclui algumas das principais características que normalmente aparecem,que são:


  • Assimetria - A forma de metade da mancha não coincide com a outra metade.


  • Borda - As bordas são irregulares, entalhadas ou dentadas.


  • Cor - É muitas vezes desigual. Tons de preto, marrom e canela podem estar presentes. Áreas brancas, cinza, vermelha ou azul também podem ser vistas.


  • Diâmetro - O diâmetro maior que 6 mm.


  • Evolução - A pinta vem mudando de tamanho, forma, cor, aparência, ou se desenvolve em uma área de pele previamente normal.

   Além disso se você tem uma ferida que não cicatriza ou alguma mancha que apresenta vermelhidão ou inchaço deve procurar um médico para que ele possa fazer o diagnóstico correto,e em caso de se comprovar o câncer de pele,possa ser tratado de forma adequada e precocemente,aumentando as chances de cura.

   Procure um médico dermatologista regularmente para se prevenir dos riscos de câncer de pele,se você tem pele clara ou histórico na família.




   Entenda mais sobre os tipos de câncer de pele.




   Nesse vídeo abaixo a Rosi do site Beleza blog mostra como diferenciar os tipos de manchas na pele.





   Espero que vocês tenham ficado alerta para essas manchas que ás vezes pensamos ser inofensivas e nem sempre são.

   O diagnóstico precoce e certamente a prevenção usando protetor solar é a melhor forma de evitar esse probleminha que pode se tornar um problemão se não for tratado adequadamente.

   Não se esqueçam de comentar o que acharam do post e divulgar para pessoas queridas que podem ser alertadas sobre esse grande perigo que vem de mansinho junto com o calor do verão.


   Beijinhos :)

























4 comentários:

  1. Muito bom seu artigo
    Esses alertas são essenciais para conscientizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá com certeza devemos conhecer os perigos do sol e evitar maiores preocupações mais tarde.Beijos e obrigado pela visita :)

      Excluir
  2. No verão a gente tem de ter atenção redobrada com os raios solares. Cuidar da pele nunca é demais. Meu pai perdeu a primeira camada da pele do nariz por causa da exposição ao sol que ele teve quando mais novo. Ele corre muito risco de ter câncer, então todo cuidado é pouco.
    Adorei as dicas!
    Beijos <3

    http://www.tarsilamartins.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade,ainda mais para pessoas de pele muito clara o cuidado é dobrado,mas cuidar da saúde sempre vale a pena.Obrigado pela visita Beijos :)

      Excluir

Seja bem vindo ao meu blog,espero que se sinta a vontade e volte sempre que quiser.:)