Sua Saúde- Prevenção ao suicídio

Como ajudar alguém que tentou o suicídio ou evitar que ele aconteça ?

Prevenção ao suicídio

   Primeiro perdemos a vontade de  estar com parentes,nos sentimos tristes e nem sequer sabemos o motivo,diminui a vontade de nos reunir com a família no fim de semana,de sair para um passeio e até de tomar banho.Quando a tristeza vai tomando conta de meus sentimentos e pensamentos a vontade é de não sair de casa e a cada pensamento eu vivo em um mar de desespero e solidão.

   Os meus dias se passam tristes e sombrios,a vontade de ficar na cama é enorme e as lágrimas correm pelo meu rosto boa parte do tempo,a tristeza nem sempre tem motivo, mas tudo faz parecer que nunca terei solução para o que eu sinto,tudo me faz infeliz e a tristeza vai me dominando aos poucos.

   Meus amigos ás vezes tentam conversar me dizendo que tudo vai passar,e também me sinto culpada por isso,pois estou causando dor e sofrimento para todos na minha vida.Muitas vezes acho que eu não faço diferença no mundo e seria melhor se eu não estivesse aqui dando trabalho aos meus pais,e amigos queridos.



   Se você se identificou com alguma coisa desse texto saiba que você não está sozinho.Todos nós já ouvimos sobre alguém que se suicidou ou que tentou o suicídio e quero que você entenda que o suicídio é sim um ato de desespero,o último ato de alguém que já não tem esperança de que as coisas possam melhorar.

   Em setembro tivemos o mês de prevenção ao suicídio,o setembro amarelo,e esse é um mês que muitas pessoas tentam conscientizar a população para tentar ajudar alguém que está precisando de uma conversa e de um ombro amigo,muitas pessoas hoje em dia estão alheios ao estresse e com isso vem a depressão,alguns casos de depressão são tão fortes que muita gente tenta acabar com a dor da depressão tirando a própria vida.

   A família e amigos de quem tirou a própria vida muitas vezes não entendem os motivos que levaram essa pessoa a um ato tão extremo,mas não cabe a ninguém entender ou julgar,devemos apenas tentar ajudar para que não aconteçam e mostrar que tudo tem uma solução.

   Todo mundo se assusta com o suicídio em si,e apesar de acontecer muito nos dias de hoje ainda é um tabu para a sociedade e pouca gente se sente confortável o bastante para falar sobre o assunto.

   Pessoas de qualquer classe social pode cometer o suicídio e estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas por ano morrem por consequência do suicídio.

   No Brasil 6 a cada 100 mil pessoas cometem suicídio e nós somos o oitavo país com mais suicídio no mundo e o pior de tudo é que a cada pessoa que comete outras 20 tentaram e não conseguiram.

   É evidente que os casos de suicídio tem aumentado significativamente nos últimos anos e entre os motivos estão:

  • Problemas de relacionamento ou emoções fortes
  • Dívidas ou perda de emprego
  • Problemas Psiquiátricos
  • Depressão
  • Abuso de drogas
  • Idade avançada
  • Doença incurável
   Mas a auto estima é o fator que desencadeia a vontade de se matar,pois uma pessoa que está com a auto estima baixa se sente á margem da sociedade e acha que o mundo está contra ela,sente-se sozinha e desamparada.Uma pessoa que tem baixa auto estima precisa tentar fazer coisas que gostam,pequenas coisas que mesmo sozinhas podem trazer grande alívio aos seus sentimentos.Um exemplo disso é arte,se expressar através da pintura e extravasar todos os medos e ansiedades em algo pode fazer um enorme bem,diminui a ansiedade e ajuda a compreender seu próprio pensamento.

   Sintomas indicadores de risco
  • Fantasiar a própria morte ou tentativas anteriores de suicídio
  • Idéias de suicídio abertamente faladas
  • Preparação de testamento
  • Luto pela perda de alguém próximo
  • História de suicídio na família
  • Falta de esperança e tristeza 
  • Mudança de rotina
  • Doação de objetos pessoais muito queridos

   Geralmente esses sintomas são importantes, e se forem bem observados podem ajudar a perceber que a pessoa pode estar tramando algo maior,a mudança na rotina é um exemplo importante,começar a fazer algo que não gostava ou que reclamava constantemente,falar que não serve para nada e que não deveria estar aqui,que preferia morrer e coisas desse tipo, são grandes indicadores de que algo não vai bem.

   Durante essa pesquisa eu encontrei um site da Ana Maria Saad que contém vídeos com dicas de como vencer a depressão e também contando a história dela de como decidiu que deveria se matar e o que a fez mudar de idéia.O trabalho dela é maravilhoso e conta a história de várias pessoas que também tentaram o suicídio e com muita força de vontade,garra e fé estão conseguindo contornar o problema e lutar contra esse constante infortúnio.

   AQUI você conhece a história dela e descobre o que você também pode fazer para mudar a sua vida e se você está cansado de lutar ela também dá dicas de como encontrar aquela luz no fim do túnel  e vencer a depressao de forma definitiva.




Curta Metragem Vida (Short film Life) é o primeiro filme brasileiro de ficção sobre o cotidiano de pessoas que sofrem da doença depressão e outros transtornos mentais, que já atingem mais de 46 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. 

   



    No mundo de hoje onde tudo é tão corrido falta tempo para ter uma boa conversa e muitas vezes a única coisa que precisamos é de alguém para conversar.Por isso existe o CVV.
O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
   
Ligue 141 ou acesse o site  CVV

   
  Uma outra forma de ajudar que precisa é doando um minuto do seu tempo para conversar com alguém que está depressivo ou que tentou cometer o suicídio,e saiba que muitas vezes algumas atitudes que acabam despercebidas no nosso dia tão corrido pode servir como um pedido de socorro de alguém que está planejando se matar e nem notamos.

   Use todas as informações possíveis e tente ajudar aquele parente que está passando por problemas.Se você ouviu de algum parente que ele está com depressão,não pense que é frescura, nem orgulho e muito menos que ele está querendo chamar atenção,leve a sério e ajude uma pessoa a ser feliz,tente valoriza-la e mostrar que todas as vidas no nosso mundo são especiais e que qualquer pessoa faz muita falta no convívio familiar e quando ela se vai fica somente um vazio que nada no mundo pode preencher.

   Não se esqueçam que quando precisar desabafar pode procurar um amigo e contar seus medos,tenho certeza que ele jamais irá te julgar,tente confiar em Deus que tudo dará certo e que aquelas palavras que parecem tão poucas tem um significado enorme e se continuar lutando tudo ficará bem.

   Contem aqui nos comentários se você já tentou ou se já pensou nisso,um estudo realizado mostra que de 20 pessoas 5 já chegaram a pensar em suicídio,então VIVA e seja feliz não deixe as frustrações da sociedade te sufocarem,e não esperem que a felicidade venha por meio de outra pessoa,faça a sua própria felicidade e comece por coisas pequenas que te façam feliz e te façam sorrir.

   Espero que gostem e se precisar de uma amiga,saiba que estou aqui :)
















Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 Comments

Seja bem vindo ao meu blog,espero que se sinta a vontade e volte sempre que quiser.:)